Rubens Andrade de Noronha
Rubens Andrade de Noronha nascido em Bauru-SP em 09/07/1933 – Carinhosamente conhecido como Dr. Noronha foi um Homem brilhante , querido , admirado e respeitado por todos . O homenageado teve uma vida profissional das mais brilhantes, alicerçada pelo mais ilibado comportamento como Juiz de Direito e Desembargador, bem como pela dedicação emprestada ás causas sociais, que em muito excederam suas obrigações como homem público. Formado na Universidade de Bauru se torna Juíz de Direito em 1970 . Exerceu em Bauru , Bilac , Itatiba e Campinas . Foi Juiz de Menores . Em 1980 fundou o COMEC (Centro de Orientação ao adolescente de Campinas). Foi Juiz de Alçada em São Paulo sendo nomeado Desembargador . Foi Conselho Curador da FEAC desde sua Fundação . Foi ouvidor e secretário de negócios jurídicos na Prefeitura de Campinas . Atuou em diversas oportunidades como Presidente do Rotary Club de Campinas- Norte. Após sua aposentadoria , abriu escritório de Advocacia atuando em grandes Causas . Após sua morte foi homenageado em 09/02/2010 com uma praça que leva seu nome na principal Avenidade de Campinas Norte Sul . Em 2015 o fórum da cidade de Cósmopolis foi inaugurado levando o nome Desembargador Rubens Andrade de Noronha , a entrada do fórum leva seu retrato .
A vontade de servir à criança, ao adolescente e à sociedade em geral o levaram desde jovem a abraçar os ideais do Rotary Internacional, consubstanciados nos princípios que preconizam:
– O desenvolvimento do companheirismo, como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir à família, à população e ao país;
– O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil, sem distinção das profissões, desde que legalmente reconhecidas, e a difusão das normas de ética profissional;
– A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na vida pública e particular; e
– A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações,
Tendo pertencido ao Rotary Club de Bauru, sua cidade natal, ao Rotary Club de Bilac, onde foi Juiz de Direito e Presidente do Clube, e após a transferência da sua judicatura para Campinas, ingressou no Rotary Club de Campinas-Norte, onde atuou por quase trinta anos, apenas interrompidos quando de sua permanência no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Rubens Andrade de Noronha foi por duas vezes Presidente de nosso Clube, a segunda das quais na oportunidade em que o Clube completou 50 anos de profícua existência.
Sua eleição não havia sido aleatória, mas sim escolhido dentre os associados pela sua representatividade perante a sociedade de Campinas, numa demonstração da qualidade, honradez e idoneidade dos membros do Clube.
Embora não tenha tido condições de cumprir o mandato em sua integridade, em face da doença que o acometeu, o Companheiro Rubens Andrade de Noronha será sempre lembrado como o Presidente do Cinqüentenário do Clube.
Nesses cinqüenta anos, o Clube Rotário sempre esteve presente na liderança de todas as grandes campanhas desenvolvidas pela comunidade campineira para a melhoria das condições de atendimento médico e hospitalar, a assistência à infância e à juventude, ao aprimoramento do ensino, ao amparo dos desvalidos, não sendo demais ressaltar que liderou, por muitos anos, a campanha pela instalação da Faculdade de Medicina, da qual resultou a criação da UNICAMP; que obteve a doação da Fazenda Brandina e criou a FEAC, em moldes estatutários trazidos dos Estados Unidos, obtendo fonte permanente de recursos para mais de uma centena de instituições filantrópicas, obtidos através do gigantesco patrimônio onde de encontram o Shopping Iguatemi, o Carrefour, a DECATHLON, a Leroy Merlin e muitos outros empreendimentos; que fundou e dirigiu nos primeiros anos o Centro Cultural Brasil – Estados Unidos.
Inúmeras instituições beneficentes desta cidade foram presididas ou contam com a colaboração de membros deste Clube, como os hospitais Vera Cruz, Casa de Saúde e Beneficência Portuguesa, o Lar dos Velhinhos, a Cidade dos Menores, e o Centro Cultural Louis Braille, para capacitação de deficientes visuais.
Foi também integrado ao Rotary e aos seus ideais que o Companheiro Noronha participou de notórios empreendimentos assistenciais na cidade, como a criação e instalação do CRT Centro de Recepção e Triagem de Menores, da transformação do Conselho Carcerário em Conselho Comunitário, das obras de construção da Casa do Albergado e do Patronato de Ajuda aos Reeducandos, bem como da fundação do COMEC Centro de Orientação do Menor de Campinas.
Como bem salientava o historiador e ex-Prefeito Antonio da Costa Santos, profundo conhecedor da história de Campinas, autor de Tese de Dourado na UNICAMP sobre o assunto, tudo o que há de bom em nossa cidade teve a participação do Rotary Club.
Finalmente, não poderia deixar de ressaltar a figura da Sra. Nely Terezinha de Paula Noronha, esposa, companheira e incentivadora de toda a vida do Companheiro Rubens, e partícipe, juntamente com os filhos e netos, dos ideais comunitários desse grande e emérito cidadão.
Creiam-me, senhoras e senhores, se a cada um é dado fazer a sua parte, durante a existência, o nosso homenageado Rubens Andrade de Noronha não somente a realizou, como em muito a excedeu.
Feliz é a sociedade que reconhece seus cidadãos de bem!
Muito obrigado.